sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lixo vira peças de decoração com artesanato sustentável

Transformar o lixo em algo útil sempre foi um desafio. Mesmo com inúmeras opções que ajudam a diminuir a sujeira no planeta, como realizar a coleta seletiva e destinar adequadamente os materiais reaproveitáveis, é preciso ter criatividade e idéias inovadoras para levar a mensagem da reciclagem às pessoas e fazê-las entender e praticar ações que diminuam o volume de lixo no ambiente.
Em vez de serem jogados fora, alguns materiais podem se tornar utilitários dentro de casa: garrafas pet, por exemplo, já se transformam em vassouras em vários lares brasileiros. O artesanato criado a partir do lixo é uma iniciativa que traz economia, pois substitui objetos que seriam comprados, e auxilia na diminuição dos detritos jogados no meio ambiente.
Quando a criatividade é unida à sustentabilidade, o lixo também pode virar luxo. Para contribuir com a conservação do planeta e passar uma mensagem de conscientização, a designer Isabela Castello aderiu à reutilização dos materiais e comercializa suas peças na Eco.Lógica Design, uma loja virtual especializada em eco-design. Objetos de decoração, quadros e móveis são confeccionados usando apenas materiais que seriam descartados.

O resultado de produzir materiais a partir do lixo é satisfatório, nos dá a possibilidade de economizar e até lucrar. É possível ter conforto sem desperdiçar os recursos naturais. Para quem não tem idéia de como pode reaproveitar seus materiais, existem vários tutorais que ensinam, passo a passo, o que fazer com diversos tipos de resíduos, transformando-os em objetos bonitos, úteis e ecologicamente corretos.
Você sabia?
- Garrafas pet podem virar até tecido! Já existem lojas que comercializam roupas feitas com material reciclável.  Se buscarmos alternativas, podemos diminuir a quantidade de matéria prima extraída da natureza, conservar os recursos do planeta e ainda se livrar do incômodo e poluição causados pelo lixo!


Fonte : http://aplysia.com.br/blog/11-02-2011/lixo-vira-pecas-de-decoracao-com-artesanato-sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário